terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Begin no Brasil - 08/Nov/2013

Depois da sensacional e emocionante passagem inédita da banda Begin nas terras tupiniquins em 2011 (clique aqui para ver o post), no ano passado a banda visitou o Brasil pela segunda vez com 3 apresentações, uma em Londrina e duas em São Paulo. 

  

E dessa vez foi para apresentar o seu novo projeto, o CD chamado "Tropical Foods" - vide encarte abaixo. Neste trabalho, a banda mistura ritmos de outros países como o Havaí e Brasil, e como indica o título, algumas músicas falam de comida, como as intituladas Sata Andagui (bolinho de chuva de Okinawa) e Churrasco.

Foi muito difícil, mas encontrei esses CD em uma grande livraria em Tóquio e não pude deixar de comprar. Muitos podem discordar de mim, mas no meu ponto de vista o CD não é animador, e se você espera grandes clássicos acompanhados do sanshin ao nível do Shimanchu nu Takara e Sanshin no Hana, ou até o blues do Koishikute, esqueça. Mas, é incontestável como a banda achou significante, emocionante e impactante a sua primeira passagem no Brasil, a ponto de serem influenciados pelos ritmos brasileiros nas suas canções e pela história de batalha e tristeza dos imigrantes japoneses no Brasil.



Dessa vez, a banda foi conhecer o Meninos do Morumbi e gravou um programa no Altas Horas do Serginho Groisman (que inclusive foi ao ar sábado agora e você pode ver nesse link: Publicação).

Em relação à apresentação, não faltou emoção e carisma. A banda tocou inclusive a famosa "Trem das Onze" de Adoniran Barbosa e canções infantis japonesas. Nessa última em especial, pude perceber a preocupação da banda em agradar as pessoas de mais idade e preservar e propagar a cultura japonesa aos descendentes mais jovens. Outro fato marcante para mim foi a banda ter tocado uma música que adoro - Koishikute (postei abaixo) - que foi a música que mostrou o grupo ao Japão e a partir disso começaram a fazer sucesso. 

Foto de Daniel Ramos
Agora é aguardar novos trabalhos da banda e torcer para que o Brasil entre no circuito de apresentações do Begin em outras oportunidades!

Nenhum comentário:

Postar um comentário