sexta-feira, 12 de abril de 2013

Ryukyu Koku Matsuri Daiko - Convocatória - 26/Jan/2013

Prezados leitores, faz um tempinho que não consigo um tempo para postar no blog, mas vou tentar voltar às publicações. Em janeiro deste ano, minha namorada fez sua primeira apresentação de taiko no Ryukyu Koku Matsuri Daiko (parabéns Dedé!!!!) e fui com os amigos prestigiar. Nesta apresentação, chamada de convocatória, o intuito é iniciar o ano e possibilitar a entrada de novos membros ao grupo além de realizar a primeira apresentação dos calouros ("shinjins").


O evento iniciou-se com uma apresentação sobre Okinawa e sua cultura, além de contar um pouco sobre a origem do grupo no Brasil. Ryukyu Koku Matsuri Daiko literalmente significa “Tambores Festivos do Reino de Ryukyu e foi fundado em Okinawa em 1982. O grupo formou-se pela união de jovens okinawanos com o objetivo de preservar e difundir a cultura e as tradições locais por meio de manifestações artísticas usando o "eisa" como referência em suas coreografias. O trabalho desenvolvido pelo grupo não se limita apenas às músicas tradicionais, incluindo, em suas apresentações, ritmos contemporâneos e variados.

 No Brasil, o grupo foi iniciado e fundado em 1998 por Naohide Urasaki Sensei. O sensei faleceu em 2011, mas deixou aqui no Brasil uma marca profunda do que significa espírito "uchinanchu", e pude ver ao longo desse tempo o enorme respeito e admiração por parte dos alunos e dos apreciadores do RKMD. 


A apresentação contou com as primeiras músicas aprendidas por quem entra no grupo, assim como as mais complexas, tocadas pelos veteranos. Me emocionou bastante o grande número de crianças tocando. Soube pela namorada que inclusive, um pai e uma filha estrearam juntos! Imagina que emoção?!?! Bom, aconselho a todos que tem interesse, entrarem no site e conhecer esse belíssimo grupo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário