Fundação Ema Klabin - Workshop de Sankyoku (shamisen, koto e shakuhachi) - 19/Abril/2013

Depois de um dia bem atarefado no escritório, eu e meu chefe fizemos uma bela caminhada de 25 minutos até o Fundação Ema Klabin. O motivo é que nessa última sexta-feira (19.04), foi realizado um workshop de instrumentos tradicionais japoneses, o shakuhachi, o koto e o shamisen, ministrados pelos professores Danilo Tomic e Tamie Kitahara.





A pequena sala acomodou todos os participantes daquela noite fria e possibilitou para que tivessem o privilégio de ouvir o verdadeiro som dos instrumentos, sem a ajuda de equipamentos e microfones, que muitas vezes acaba distorcendo um pouco a real beleza do som.

Além de conhecerem mais sobre a história dos instrumentos e a evolução temporal da música clássica japonesa, os participantes apreciaram peças famosíssimas como Rokudan no Shirabe (六段の調べ), escrita por Yatsuhashi Kengyo, Chidori (千鳥) e Haru no Umi (春の海), escrita pela grande mestre Michio Miyagi.

No final, tivemos a oportunidade de tirar um som do shakuhachi e tocar um pedaço da peça Sakura Sakura no koto, com direito a acompanhamento de segunda voz, shamisen e shakuhachi. Parabéns aos organizadores e aos mestres pelos ensinamentos.

Comentários