Fundação Ema Klabin - Apresentação Tons de Outono - 13/Abril/2013

No sábado chuvoso do dia 13, tive a oportunidade de apreciar duas grandes belezas. A primeira foi a Fundação Cultural Ema Gordon Klabin. Fundada oficialmente em 1978, é uma instituição sem fins lucrativos, declarada de utilidade pública federal, que tem por objetivos a promoção e divulgação de atividades de caráter cultural, artístico e científico, além da transformação da residência de Ema Gordon Klabin em museu aberto à visitação pública, que ocorreu em março de 2007. Apesar de estar localizada ao lado de ruas movimentadíssimas como a Avenida Brasil e a Rua Augusta, é um local sereno e silencioso que abriga um pequeno orquidário e um jardim belíssimo com direito a um lago com carpas.



A segunda foi o recital Tons de Outono, que mesclou a música clássica japonesa - apresentada com seus instrumentos tradicionais (koto, shamisen e koto de 17 cordas), executados pela professora Tamie Kitahara e Emi Kitahara - com a música contemporânea japonesa num repertório exclusivo, transcrito e arranjado por Danilo Tomic (shakuhachi) do original japonês para instrumentos ocidentais, como o violão (Camilo Carrara) e o violoncelo (Kayami Satomi), dois grandes instrumentistas de carreira internacional.



O evento teve como tema o Outono, e por esse motivo foram escolhidas algumas músicas relacionadas à essa estação do ano, como Sagaru no Aki (嵯峨の秋 - O outono de Saga), Shika no Tone (鹿の遠音 - O choro do veado) e Karasugawa (烏川), sendo essa última apresentada em um arranjo belíssimo com o violoncelo. Parabéns a todos os envolvidos no evento!


Comentários