quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Waon - Apresentação em Bastos - 21/Set/2012

Pela primeira vez, apresentei no grupo Waon, um grupo que objetiva passar a música clássica japonesa ao público brasileiro. Apesar da longa distância de São Paulo, nada melhor que me apresentar em Bastos, terra natal da família por parte do meu pai.


E a estreia não poderia ter sido melhor. Juntamente com Mitsue Iwamoto, apresentamos um Soukyoku muito conhecido chamado Rokudan no Shirabe, de Yatsuhashi Kengyo, no koto e shamisen. Adicionalmente, tocamos peças do estilo Jiuta (Kurokami), Kouta (Gion Kouta) e músicas folclóricas japonesas como Hokkai Bon Uta e Soran Bushi. Nessa última peça em especial, foi uma grande alegria ver que senhores e senhoras estavam emocionados, cantando e batendo palmas no ritmo da música, talvez lembrando-se da sua terra natal ou de memórias que estavam guardadas. Assim como eles, não pude deixar de me emocionar e me lembrar do meu avô (também por estar na cidade em que morou por tanto tempo) e sentir que de algum modo, ele estava ali me acompanhando.




Além disso, pela primeira vez toquei duas peças clássicas de sanshin, Watarizoe e Tachiutushi. Pena que na plateia não havia nenhum descendente de Okinawanos!

Como sempre tenho dito, espero poder contribuir na manutenção e propagação dessa arte tão rica e singular.

Um comentário:

  1. Lindo post! Omedetou pelas conquistas, amour! Desejo muito sucesso em seu objetivo de divulgar a cultura através da música. Conte sempre comigo! *Bjs, Dedé

    ResponderExcluir