Kurokami (黒髪)

Dando uma continuação sobre os posts do gênero Jiuta, vou falar um pouco sobre a peça Kurokami (黒髪). Traduzindo literalmente, o título dessa música significa "Cabelos Negros", um símbolo da beleza feminina na época. A peça foi composta por um autor desconhecido aproximadamente no século 17 e 18. Posteriormente, outros instrumentos foram incorporados à música, como o shakuhachi.

Basicamente, a letra da música é repleta de metáforas e eufemismos que buscam retratar o humor e o suspense de uma mulher esperando o amado em uma noite solitária. Podemos observar no vídeo abaixo que juntamente com a música, há o acompanhamento de uma dança. As danças de músicas do gênero Jiuta são baseados em movimentos lentos e em um espaço restrito (são dançados no espaço de dois retângulos de tatami).

Originalmente, esta peça faz parte do repertório do Jiuta da escola Ikuta Ryu, mas posteriormente sofreu arranjos para ser tocada no estilo Nagauta por Kineya Sakichi. Essa alteração foi utilizada na peça de kabuki Oakinai hirugakojima, estreando no teatro Nakamura-Za de Edo em 1784. Esta versão foi trazida de Edo para Osaka no fim do século 18, onde se popularizou bastante.


Comentários