sábado, 21 de julho de 2012

Wadaiko Sho no Rio+20 - 20/Junho/2012

A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, foi realizada de 13 a 22 de junho de 2012, na cidade do Rio de Janeiro. A Rio+20 foi assim conhecida porque marcou os vinte anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92) e contribuiu para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas.

A Conferência teve dois temas principais:
  • A economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza; e
  • A estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável.

Aposto que devem estar se perguntando o porquê desse tema estar sendo tratado neste blog, certo? Bom, o Wadaiko Sho teve a honra de participar da Rio+20. Dentro do espaço da Rio+20, haviam locais para stands de todos os países da Rio+20, e o Japão não deixou de dar sua contribuição.


Dentro do espaço japonês, além dos stands de várias empresas como a Mitsubishi, Nissan, Ajinomoto, entre outras, que estavam lá apresentando as "tecnologias verdes" como carros movidos à hidrogênio e eletricidade, havia um espaço para debates e fóruns. E neste espaço nos apresentamos. Além da música Hyuga, tocamos e cantamos de forma inédita três músicas folclóricas (minyo) das regiões atingidas pelo Tsunami em 2011: 
  • Saitaro Bushi - 斉太郎節 (Miyagi-ken)
  • Souma Bon Uta - 相馬盆唄 (Fukushima-ken)
  • Nambu Ushioi Uta - 南部牛追い唄 (Iwate-ken)


Já fazia um bom tempo que eu não cantava Souma Bon Uta (acredito que só cantei quando pequeno) mas poder representar uma das regiões que foram afetadas pelo Tsunami com essa música com certeza me emocionou bastante.

Não poderia também deixar de agradecer à Fundação Japão pelo convite, assim como todos os cuidados e logística, que foram impecáveis. Abaixo seguem reportagens sobre a participação do grupo no evento, dentre elas a publicada no famoso jornal japonês Asahi (segunda reportagem com foto colorida).









Um comentário: