18º Concurso de Hozonkai Ryukyu Minyo - 20/Maio/2012

Há quase 1 ano, fui ao espaço Cachoeira onde se apresentaram grandes nomes da música folclórica japonesa (minyo), dentre eles nada mais nada menos que Tetsuhiro Daiku, um grande ícone do minyo de Okinawa. Nessa apresentação, ouvi pela primeira vez uma música lindíssima, chamada Agaroza Bushi (あがろーざ節) da ilha de Yaeyama, e decidi então que iria aprendê-la para tocar no concurso desse ano.



O concurso estava marcado para às 14 horas, mas cheguei antes para os preparativos. Uma vez afinado o sanshin, voz aquecida e kimono vestido, foi só esperar. Neste meio tempo pude reencontrar os amigos, conversar, dar risadas e também deixar de lado o nervosismo, que estava grande! Tocar e cantar ao mesmo tempo em cima do palco realmente dá um frio na barriga.


Sensei Tadashi Komesu

Logo na frente do palco, estava o corpo de jurados, que contava com o presidente do Minyo Hozonkai, Tadashi Komesu (meu sensei!) e atrás o público que encheu a associação. Pelo que todos puderam ver, o nível do concurso esse ano foi bastante alto e mais do que isso, foi muito bonito ver o clima de amizade, cooperação e união de todos os participantes.














Aproveito para deixar os agradecimentos pela torcida e ao Victor Oshiro, que me acompanhou na apresentação e parabéns a todos que participaram. Parabéns também para a Bruna Oshiro pela premiação e para a Yukari Kanashiro que ganhou na categoria Grand Prix e irá nos representar em Okinawa. Fotos de Denise Masuda (arigatou pela força de sempre).


Victor, Bruna, sensei Tadashi Komesu e eu

Comentários

  1. Que legal Alvaro!! Da próxima vez avisa a gente (eu e andré) para assistir! heheh!

    Julia (do taiko)

    ResponderExcluir

Postar um comentário