Seiha Brasil de Koto - Hina Matsuri - Pavilhão do Ibirapuera - 25/Março/2012

O Hina Matsuri é conhecido como o dia das Meninas no Japão, e ocorre do dia 3 de março. Neste dia especial, é montado um enfeite onde bonecas são dispostas em 7 prateleiras cobertas por um tapete vermelho, representando a família imperial, seus servos e os músicos da corte vestidos com roupas tradicionais do período Heian.

Para comemorar esta data, anualmente o Bunkyo de São Paulo realiza no Pavilhão Japonês do Parque do Ibirapuera alguns workshops e apresentações. Neste ano, o Seiha Brasil de Koto, com a participação especial de Shen Ribeiro no Shakuhachi, realizou uma apresentação neste domingo tão especial com canções bem conhecidas pelos japoneses, como Sakura e Hiyaku.

O Pavilhão Japonês foi idealizado com um presente à Cidade de São Paulo no seu Quarto Centenário em 1954 e é uma réplica do Palácio Katsura em Kyoto. Esta linda construção foi originalmente construída no Japão por 4 famosos arquitetos japoneses, depois foi desmontado e trazido ao Brasil de navio.



No piso inferior existe uma exposição permanente de cultura japonesa, com peças a partir do século 11. Já no piso superior, localiza-se o salão de Chá e conta com uma espécie de copa, o Mizuya. Da varanda, no entorno do andar superior, podemos avistar um belíssimo lago com carpas e jardins.


Comentários