Sanshin no Hi - 三線の日 - 04/Março/2012

O Sanshin no Hi (Dia do Sanshin) ocorre anualmente no dia 4 de Março. Nesta data, pessoas das Ilhas que compõe Okinawa saiam e se juntavam para tocar e fazer uma festa juntos. Essa data deriva do instrumento "sanshin", onde o kanji "san" (三), que significa 3, e a última sílaba, "shin", que também significa 4, formam os dias 04/03.

Em Okinawa, esse evento ocorre desde manhã, se estendendo até às 9 da noite. Além disso, é transmitido pela rádio local (Ryukyu Broadcasting Company) e importantes cantores e instrumentistas costumam aparecer.


Este dia tão especial não é celebrado somente em Okinawa, mas também em outros lugares ao redor do mundo, como Londres, Paris e é claro, São Paulo!!! Neste ano, foi realizada a sétima edição do Sanshin no Hi em São Paulo, na Associação Okinawa Kenjin do Brasil. A apresentação contou com a participação das escolas de Koten, Minyou, Odori e Taiko, e tive a grande satisfação de participar tocando as músicas Tachiutuchi (滝落とし), Tyontyon Bushi (チョンチョン節) e Asadoya Yunta (安里屋ゆんた) pelo Minyou Hozonkai do Brasil. Além disso, foi muito bom encontrar os amigos e conversar um pouco! (Agradecimento especial ao Luciano Higa pelas fotos).








Comentários