Kane/Atarigane - 鉦

Me lembro quando comecei a fazer aulas de shamisen e minyo na casa do Yonemoto sensei aos sábados e sempre ia um senhor de óculos nos treinos para simplesmente tocar um único instrumento. Ele não cantava nem fazia o ohayashi, mas sempre tocava o kane. Esse foi o meu primeiro contato com o instrumento.


O kane (鉦), muitas vezes citado com outros nomes como Konchiki e Atarigane, é um instrumento de metal compacto e que se encaixa perfeitamente na mão e pode ter vários tamanhos, podendo ser também tocado suspenso por uma corda ou na mão. Na região de Kansai, normalmente é utilizado o tamanho de 1shakku (33cm) para o Danjiri Bayashi. No Tenkin Osaka Matsuri, uma das três maiores festivais do Japão, é considerado o instrumento principal.

O instrumento originalmente era chamado de Surigane, entretanto a população de Edo (antiga Tóquio) não gostou do nome porque a palavra "suru" quer dizer "utilizar a própria riqueza para jogos de azar". Portanto, surgiu o nome atarigane, pois a palabra "ataru" significa "fazer a escolha certa".



Para tocar o instrumento, é utilizado o Shimoku, uma pequena baqueta feita de bambo com um pedaço de chifre de cervo na ponta. Nas músicas, normalmente desempenha o importante papel de manter o tempo e ritmo da música.


De som bem agudo e estridente, me vinha sempre a imagem das minas de ferro do Japão e os mineradores batendo com as picaretas e os martelos em um metal. Além do uso nas músicas de dança como o Kagura, o instrumento é bastante utilizado como acompanhamento de minyo e nas músicas atuais de taiko (no segundo vídeo abaixo, tem a gravação da performance do Yatai bayashi, ritmado pelo som do kane - no último vídeo, mostra os preparativos do Danjiri Matsuri onde aprox. em 0:39 segundos, mostra o kane utilizado no festival).






Aconselho ver esse blog para entender um pouco mais sobre o kane:
http://allthingstaiko.blogspot.com/2009/04/taiko-drills-part-31-atarigane.html

Comentários