Kagura em festivais

Antes de se tornar um grande país industrializado e repleto de metrópolis, o Japão consistia de uma economia baseada na agricultura e com isso, surgiram inúmeras festividades locais baseadas na colheita e estações do ano que se preservaram até os dias atuais.


Os nomes designados a estes festivais normalmente estão associados aos distritos onde são realizados os festivais ou ao tipo específico de música que tocam. Além disso, um pequeno grupo de músicos que executa as músicas e são chamados de hayashi. Este grupo consiste normalmente de 3 instrumentos de percussão (kane, odaiko e shimedaiko) e um instrumento melódico, como o takebue. Portanto, o nome das músicas são formados pelo local + o termo bayashi, designado ao tipo de música executado por estes músicos.

Devemos ressaltar que apesar de ultimamente termos escrito bastante sobre músicas religiosas, tais músicas são consideradas folclóricas e estão sendo discutidas aqui por estarem relacionadas com o Kagura (veja os vídeos abaixo - o primeiro demonstra bem um grupo de hayashi).




Dentre as músicas mais famosas, estão o Edobayashi que é um música muito popular da área de Asakusa, que foi criada na época em que a capital Tóquio era chamada ainda como Edo. Também podemos citar o Gionbayashi, originário do bairro das gueixas em Kyoto e o Sawarabayashi da região de Chiba, onde dentre os instrumentos de percussão, temos o Tsutsumi. Abaixo, postei algumas das músicas mais citadas acima:

Comentários