segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Hichiriki - 篳篥

Estava pesquisando um pouco sobre instrumentos de sopro e encontrei o Hichiriki. Engraçado que só no fim da edição da postagem, pesquisando os vídeos no Youtube, que percebi de qual instrumento se tratava! Som muito bonito e melancólico. Realmente muito espiritual. Para quem assiste Naruto, vai ver que já ouviu esse instrumento em alguma trilha sonora do anime!!!!

O Hichiriki (篳篥) é outro instrumento de sopro utilizado no Kagura, assim como no Gagaku. Este é um instrumento de sopro feito de madeira e é um tanto controverso, pois os ouvintes ou gostam ou detestam esse instrumento, como descrito numa passagem do diário de Sei Shonagon, enquanto aguardava para ser recebido pelo imperador.



Entretanto, o Hichiriki é um instrumento que é descrito por um grande poder espiritual. Em um famoso trecho da obra Kokon chomonshu (século XIII), um ladrão adentra na casa de Hiromasa e rouba tudo que estava lá, menos um item, o Hichiriki. A história não conta porque o ladrão roubou todos os itens menos a flauta, mas conta que Hiromasa pegou a flauta e começou a tocar. Não muito tempo depois, o ladrão voltou com todos os pertences de Hiromasa e disse que ouviu a flauta e ficou tão comovido que decidiu devolver tudo. A história termina com o comentário de que antigamente, os ladrões eram criaturas mais sensíveis que os de hoje em dia.

Na mesma crônica, existe a história de Enri, um habilidoso músico que toca Hichiriki. Enri estava acompanhando seu pai em uma longa viagem para uma distante província por ordem do governador. Nesta província, a população estava sofrendo devido à uma grande estiagem, e por isso, Enri foi a um templo e tocou o Hichiriki para os deuses. Durante a música, o céu começou e fechar e uma tempestade começou a cair, causando até uma inundação.

Detalhe da embocadura do Hichiriki


O Hichiriki provavelmente teve origem na Ásia Central e veio ao Japão pela China, em diversos tamanhos. No Gagaku, é utilizado o menor tamanho do instrumento com aproximadamente 18 centímetros e tendo 9 buracos, sendo 2 na parte inferior do instrumento. O tubo é feito de bambu e é coberto por feixes de cerejeira. O hichiriki, com seu som estridente, é o centro da orquestra do Gagaku e preserva o som "gótico" da música imperial do Japão.

Abaixo estão os nomes e as escalas das notas em notação ocidental do Hichiriki.



Apenas para curiosidade, estou postando abaixo vídeos do grande tocador de Hichikiri, Hideki Togi, que provavelmente deve ser bastante fã dos Beatles!!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário