Yoko Nishi – 西 陽子 - Profile

Decidi dar uma olhada no profile da solista Yoko Nishi e fiquei realmente espantado!!! Para mim, foi um motivo de grande honra ter tocado ao lado dessa grande mestra. Maiores detalhes, vocês podem encontrar no site oficial dela - http://www.nishi-yoko.com/. Apesar de todo o nome e prestígio, foi muito humilde ao nos ensinar, de forma sempre paciente e sorridente. Mais do que isso, fazem já 3 anos seguidos que ela vem ao Brasil tocar, e na hora de ir embora dessa vez ela me falou: “Certamente virei novamente!”. Para mim um grande motivo de alegria.



Natural da província de Wakayama, Yoko Nishi estudou koto desde os quatro anos de idade com nada mais, nada menos que o grande compositor modernista Tadao Sawai (esse merece um post especial!!!) e Kazue Sawai. Formou-se na Universidade Nacional de Belas Artes e Música de Tóquio após vencer o prêmio em uma competição de Sankyoku no Japão em 1980, com apenas 16 anos. Após sua formatura, Yoko Nishi tocou em um evento organizado pela Agência da Família Imperial para tocar para o imperador e a imperatriz como representante da Universidade Nacional de Tóquio.

Em 2001, ela iniciou sua original série de recitais, com repertórios variando das peças tradicionais de Koto a trabalhos contemporâneos e improvisações conjuntas com instrumentos ocidentais. Ela tem se apresentado em diversos festivais internacionais, incluindo Moers Jazz Festival (Alemanha) e Carnegie Hall and Museum of Fine Arts de Boston.

Em 2008, apresentou-se com Koto japonês antigo restaurado no Teatro Nacional de Tokyo. Recentemente foi aclamada no evento “Noite de Tokyo” durante o Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça. No mesmo ano, realizou uma performance no Festival de Londres e nos Estados Unidos, em Washington. Em 2009, realizou apresentações na Índia, Suíça, Hong Kong, Xangai, Taiwan, Hungria e Alemanha.

Atualmente, é professora visitante da Universidade de Columbia (2012 - 2010) e foi professora visitante da Universidade de Kansai (2008 – 2011).


Comentários