terça-feira, 8 de novembro de 2011

Apresentação – Yoko Nishi – O mar enluarado (23/10/2011)

Aproveitando que falei um pouco sobre o koto, vou comentar aqui sobre a apresentação que fizemos no dia 23 de Outubro com a concertista Yoko Nishi.


A apresentação ocorreu no Auditório Pequeno do Bunkyo sob organização da SBPN (Associação Brasil-Japão de Pesquisadores), no bairro da Liberdade e tocamos uma música no concerto da Yoko Nishi sensei. Foi uma apresentação um tanto quanto inusitada, pois juntou os 3 grupos de koto daqui do Brasil, o Seiha, Miyagui e o Miwa-kai. Juntos, tocamos o Kurodabushi Hensoukyoku, uma peça belíssima composta por Tadao Sawai, um grande mestre do koto. A composição da música é formada por um koto solo, tocado pela Yoko Nishi, duas vozes do koto, dyushitiguen e shakuhachi.

Programação do evento com autógrafo da Yoko Nishi!!!

Toquei a segunda voz da música e posso dizer para vocês, que foi um tanto quanto difícil, pois além da dinâmica e da velocidade, a peça conta com várias entradas da mão esquerda para harpejo.

Apesar de a apresentação ter ocorrido no domingo, os preparativos e ensaios iniciaram-se algumas semanas antes e os acertos finais ocorreram no sábado, que foi um dia bem corrido. A sensei nos passou instruções e corrigiu alguns erros, mas sempre de forma muito paciente e sorridente.

Além da Kurodabushi Hensoukyoku, a sensei tocou algumas peças solo, como a clássica Haru no Umi e o Floresta Verde, que foi escrito por ela própria após contemplar as Cataratas do Iguaçu em 2009. O interessante é que essa peça é um composto de 7 subpeças, dentre uma que ela toca koto fazendo uma percussão com a mão esquerda, parecendo uma espécie de samba.


Já havia visto duas outras performances da Yoko Nishi nos anos anteriores (ela veio em 2009 e 2010 para o Brasil) e fiquei impressionado! Além disso, o koto dela é fantástico! Um exemplar raro! Foi um grande prazer tocar com essa grande instrumentista e espero ter outras oportunidades para aprender e conversar com ela!


Integrantes do Seiha Brasil de Koto com a Yoko Nishi sensei


Nenhum comentário:

Postar um comentário