quarta-feira, 5 de outubro de 2011

História da música japonesa – Período Pré histórico

Como prometi, ia começar a postar sobre a história do Japão e sua influência na música japonesa. Começa aqui um conjunto de posts que deu um pouco de trabalho para pesquisar, mas aprendi bastante e quero compartilhar com vocês.

A história da música japonesa está entrelaçada com a sua origem etnológica. Não se sabe ao certo, mas achados arqueológicos demonstram que o povo japonês foi derivado de várias outras nações como a China, Coréia, e principalmente a Mongólia. Antes da chegada desses imigrantes, o arquipélago era povoado por aborígenes denominados Ainu.



Povo ainu

Inicialmente, a música mais antiga era apenas folclórica, sendo outros aspectos mais complexos e clássicos a música japonesa derivados de povos isolados como chineses e coreanos. Crônicas do século III da dinastia chinesa Wei conta sobre inúmeras visitas ao arquipélago japonês com o objetivo de transmitir a música, dança e cantos para cerimônias fúnebres.

Um dos achados sobre a música japonesa são as estátuas de Haniwa. Nas tumbas são encontradas zithers, tambores e outros instrumentos de percursão, assim como grupos de estátuas de pessoas cantando.

Estátuas Haniwa
Adicionalmente, foi encontrado o Dohtaku, um tipo de sino. Outro achado é o kumeuta. Este tipo de música estava associado a um grupo de guardas do palácio, chamados de kume, que eram ligados ao suposto primeiro imperador do Japão, Jimmu.

Dohtaku

Nenhum comentário:

Postar um comentário