Sakura sakura (桜桜)

Continuando a falar sobre o Sakura, entro agora no assunto principal do blog, que é a música tradicional japonesa. Todos devem ter escutado a música Sakura sakura. Desde pequeno, pelo menos eu, morador do bairro da Liberdade, ouço essa música em qualquer festividade japonesa ou nas lojinhas daqui do bairro. Anos mais tarde, foi uma das primeiras peças que aprendi a tocar no koto quando comecei os estudos Tamie Kitahara sensei.

No Japão, as estações são muito bem definidas (ao contrário do Brasil onde vivemos as 4 estações do ano em um dia só) e isso influenciou não só as artes como pintura, kimonos, alimentação, mas também a música. E a Sakura sakura sofreu essa influência. A canção tem um ar primaveril, estação em que florece a cerejeira.


A música é originária do período Edo (1603 - 1868) e seu nome original é Saita Sakura. Sua popularidade se deu no período Meiji e é até hoje utilizado como uma peça básica para início do aprendizado do koto (pela sua simplicidade e utilização da escala básica do koto, o hira joshi, que consiste em uma escala pentatônica, ou seja, possui apenas 5 diferentes notas). A letra da canção foi escrita pelo poeta Tsuge Genichi.

Segue a letra da primeira estrofe da música:

さくら さくら やよい の そら は
Sakura sakura yayoi no sora wa
みわたす かぎり かすみ か くも か
Miwatasu kaguiri kasumi ka kumo ka
におい ぞ いずる
Nioi zo izuru
いざや いざや みに ゆかん
Izaya izaya mini yukan

Comentários

  1. Lindo Post...gosto muito desta música

    Aliás lindo blog...Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. concordo com a especial atencäo do hist[orico da origem da letra e seu compositor. Gostaria da traducao. hugo. em 24 12 2011

    ResponderExcluir
  3. MUITO LEGAL AS MUSICAS, GOSTO MUITO DA MÚSICA JAPONESA E TENHO QUEDA PELO SOM DO KOTO E DO SHAMISEN. É SEMPRE EMOCIONANTE OUVI-LOS!

    OBSERVAÇÃO: TEM ESCRITO PERIODO HEIAN MAS A O PERÍODO COMPREENDIDO - 1603 A1868 - NÃO É DO PERÍODO DO XOGUNATO?
    GOSTARIA DE SABER SE A MUSICA É ORIGINÁRIA DO PERIODO HEIAN OU DO XOGUNATO.
    OBRIGADA PELA POSTAGEM (AINDA QUE MUITO ATRASADA!).

    ResponderExcluir
  4. Percilia,
    Realmente errei no período. A música é do período Edo!

    ResponderExcluir
  5. ficou devendo a tradução da letra! mas valew.. adorei essas versões!

    ResponderExcluir

Postar um comentário