Projeto de arborização do Bairro da Liberdade

No post passado falei um pouco do Sakura, a famosa flor de cerejeira. E comecei com aquele post para falar um pouco deste aqui, que retrata um projeto muito bonito chamado Liberdade Verde.

Sempre ouço falar que está faltando verde na nossa cidade e que áreas verdes melhoram a qualidade do ar, e sempre que ando aqui no bairro da Liberdade, vejo tantos espaços em que poderiam ser plantadas árvores, mas desde pequeno perguntava por que não. Não sabia se era descaso da prefeitura, se era custoso ou coisas do tipo.

Até que certo dia, me deparei na calçada com vários grafites com o desenho de uma árvore com o ideograma ki (木) que significa árvore. Pensei que fosse o protesto de alguém revoltado com a falta de verde e deixei o assunto de lado. Mas fui andando pelas ruas do bairro e encontrei uns 20 grafites iguais.

Até que certo dia me deparei com um cartaz (como esse abaixo) em uma mercearia perto de casa e passei a entender tudo. A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente começou um projeto que iria arborizar mais de 20 ruas e avenidas do bairro da Liberdade, totalizando uma média de 1.000 árvores.

O projeto iniciou-se no dia 29 de janeiro com apoio da subprefeitura da Sé e da ACAL. Os tais grafites que tinha visto era nada mais que a marcação dos locais de plantio. E com o projeto, a prefeitura conta com todos os moradores do bairro para ajudar na manutenção e preservação das árvores.


Esses dias estive passeando no bairro e assim que passei na Rua Fagundes, não pude deixar de reparar que plantaram ali na rua toda vários pés de Sakura, e apesar de novas, já tinham algumas flores (uma pequena homenagem aos imigrantes e descendentes de japoneses). Parei ali para tirar algumas fotos e imaginei se daqui a alguns anos, poderei contemplar árvores tão bonitas como os da foto que postei no post anterior. Até então, o único sakura que vi no bairro está presente ali no Bunkyo, entre as ruas São Joaquim e Galvão Bueno, e pelo que sei, foi plantada pelo imperador do Japão em visita ao Brasil (assim que o sakura florir, posto algumas fotos aqui!).




Comentários