terça-feira, 20 de setembro de 2011

Nostalgia

Andei fuçando algumas fotos aqui em casa e achei mais duas. Vou aproveitar para contar como eram os primeiros treinos de shamisen e minyo


Lembro do primeiro treino que fiz. Fui eu, meu irmão e outros amigos (Elcio, Seiji) da escolinha (Jardim Episcopal) que estudávamos no pré e jardim. Eu suponho que minha mãe conheceu a esposa do sensei Yonemoto porque ambas vendiam produtos da Natura, na época que era vendido de porta em porta, juntamente com a mãe do Elcio e do Seiji.

Os treinos aconteciam no apartamento do sensei que era situado no bairro da Liberdade entre as ruas Conselheiro Furtado e Barão de Iguape, durante o sábado de tarde. Lembro bem vagamente do primeiro treino (acho que foi em 1995), onde ficamos fazendo o Do – ré – mi várias vezes. A primeira música que aprendemos, como de costume foi Soran Bushi (um dia posto sobre essa música).

No treino, haviam outras pessoas com a mesma faixa etária. Além das filhas do sensei (Tamie e Yoko), também tinha as netas da Yoshida-san (Hanna e Mari), Yumi e etc. Além disso, sempre tínhamos outras apresentações que juntavam os filhos do Kaito-san (Kiyo, Ippei e Yoohey). Além de nós, tinham pessoas mais velhas que eram todos alunos do Yonemoto sensei. Me lembro de um senhor que tocava Kane (um instrumento de percursão que se toca com uma espécie de martelinho), shakuhachi e também taiko (que era tocado pelo Eiji, músico do Godaiko na época – inclusive, ele que me ensinou a tocar Soran Bushi no taiko).

Canto: Kiyo Kaito
Ohayashi: Alvaro Nishikawa
Taiko: Takeshi Nishikawa
Shamisen: Tsukasa Kaito e Serikawa-san


Canto: Takeshi Nishikawa
Ohayashi: Tamie Yonemoto
Taiko: Yoko Yonemoto
Shamisen: Alvaro Nishikawa


Tínhamos várias apresentações. Anualmente tocávamos no Seicho no ien na ACAL (vide foto acima) e no Tanabata Matsuri. Acho que todo mês tocávamos em um lugar. Tiveram duas apresentações bem diferentes, uma na Rede Mulher e outra no Shopping Paulista. Fora isso, haviam os campeonatos de minyo, e das diversas vezes que participei, lembro que a única que ganhei foi um terceiro lugar com a música Issohama Bon Uta (troféu está guardadinho em casa).

Com o tempo, cada um foi tocando um instrumento diferente. Meu irmão ficou no taiko e eu, por grande acaso do destino, o shamisen! E até hoje somos bons parceiros!

Em resumo, foram bons tempos! Nostálgicos e que nunca vão sair da minha memória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário