Tottori (鳥取市) – Curiosidades

Pessoal, andei lendo mais sobre a província de Tottori e achei algumas coisas bem interessantes. Olha, fazer um blog dá um mega trabalho, mas culturalmente, aprende-se bastante!


Nagashi-Bina
A primavera começa em Tottori com a cerimônia do Nagashi-bina, uma antiga tradição do século XV, em que as meninas colocam um casal de bonecos de papel num barquinho de palha, feitos a mão (uma vez que antigamente, não existiam bonecas sendo vendidas em lojas), nos rios Fukuro e Sendai, pedindo a elas que levem embora as doenças, preocupações, azares e infelicidades. 




A cabeça da boneca é feita de argila, recoberta com gofun (giz), e depois se espeta uma estaca de bambu para que seja feita a vestimenta em volta da madeira. As roupas são feitas com papel produzido artesanalmente na região. O boneco tem uma coroa; já a versão feminina, longos cabelos pretos e um kimono vermelho com estampas de flores de ameixa. 



Os barcos feitos de palha transportam as pequenas obras de arte e junto com elas um broto de ameixeira, bolinhos de arroz e outros.


Dunas de Areia Tottori-sakyu (鳥取砂丘)
As dunas de areia de Tottori-sakyu são as maiores do Japão, estendendo-se do monte Shichi-yama, no leste, até Kitano-misaki, no oeste.




São 16 quilômetros de extensão e 2,4 quilômetros de largura. Sua formação iniciou-se há 100.000 anos a partir de cinzas vulcânicas do Monte Daisen que se assentaram no fundo do rio Sendai. Depois os fortes ventos vindos do Mar do Japão carregaram-nas misturadas com a areia do rio formando o deserto.

Comentários