segunda-feira, 25 de julho de 2011

Primeiro post

Lembro como se fosse ontem o primeiro dia de aula.
Era um sábado, tinha 7 anos e estava no bairro da Liberdade na residência do Yonemoto sensei. Além das filhas dele, estavam meu irmão e mais dois amigos. Ali começava meu primeiro contato com a música folclórica japonesa (民謠) e o instrumento que até hoje tenho o maior orgulho de tocar, o shamisen (三味線).


Foto: Apresentação realizada na ACAL, bairro da Liberdade. Meu irmão está no Taiko e eu sou o terceiro da frente tocando shamisen.

Me perguntam porque toco esse e outros instrumentos japoneses, e posso com certeza dizer que além de me trazer uma identidade, posso com isso preservar, resgatar e propagar a cultura que meus antepassados lutaram tanto para manterem. Nesses quase 16 anos vivendo neste ambiente musical japonês, encontrei dificuldade em encontrar um material simples e compilado e este é o intuito do blog, tentar escrever um material útil e registrar as apresentações e a vida de um farmacêutico que leva a vida de músico como uma segunda vida.

Boa leitura a todos!
Agradecimentos especiais ao Yonemoto-sensei, Kitahara sensei (professora do Grupo Seiha Koto do Brasil e Kyodo Minyo), Tadashi Komesu sensei (professor do Hozonkai Brasil) e Tsukasa Kaito sensei e Yuzo Akahori sensei (professores do Kaito Shamisen Kyoushitsu).

3 comentários:

  1. Olá Álvaro!!! Parabéns pelo blog!! Fico muito feliz que, como eu, há vários descendentes que se importam em repassar a cultura dos nossos antepassados! Um abraço!!!

    ResponderExcluir
  2. がんばってね~!!!(^w^)

    ResponderExcluir
  3. Mais de um ano de posts, conquistas, aprendizado! Omedetou pelo sucesso com o blog, amor! Que tudo o que faça seja assim, cheio de sentimento, esforço e a paixão que tem pela música. *Beijos, Dedé

    ResponderExcluir